About Interrail

9:04 AM


But that's the glory of foreign travel, as far as I am concerned. I don't want to know what people are talking about. I can't think of anything that excites a greater sense of childlike wonder than to be in a country where you are ignorant of almost everything. Suddenly you are five years old again. You can't read anything, you have only the most rudimentary sense of how things work, you can't even reliably cross a street without endangering your life. Your whole existence becomes a series of interesting guesses.”
Bill Bryson, Neither Here Nor There: Travels in Europe



Os posts sobre as minhas viagens chegaram ao fim, visto que já estou de volta a Portugal ha quase um mês.
No entanto, e como muitos se mostraram curiosos sobre o meu Interrail resolvi fazer um post sobre ele, para verem como até é relativamente fácil e acessível realizar esse vosso sonho (:

  • O passe Interrail:
Comprei o meu passe no site interrail.eu .  É bastante fácil, basta fazerem a vossa compra online e mais ou menos no prazo de uma semana recebem em casa o vosso passe e ainda alguns extras como um mapa da Europa e um guia com tudo o que têm de saber. Eu comprei o passe "5 days within 10 days", que na altura custou cerca de 180€, com o próprio nome indica este passe permite-vos viajar 5 em 10 dias, ou seja, o vosso Interrail irá durar 10 dias, nesses 10 dias podem escolher 5 para estar em viagem ( nesses 5 que vocês escolhem podem fazer mais que uma viagem, por exemplo viajar de manha cedo, passar umas horas numa cidade e ao fim do dia viajar para outra). Não se precisam sequer de preocupar em marcar as viagens, são livres de entrar e sair dos comboios durante esses 5 dias escolhidos por vocês, só têm de mostrar o passe quando o revisor aparecer. Também vos oferecem uma aplicação para o samartphone onde podem consultar offline os horários de todos os comboios da Europa.
Este passe é bom para quem quer visitar países próximos uns dos outros, como foi o meu caso. Eu parti da Republica Checa, por isso foi mais fácil visto que já me encontrava no centro da Europa, caso voces partam de Portugal, iriam perder quase 2 dias de viagens para chegar ao centro da Europa, por isso talvez compense um passe de mais dias!

  • Com quem Viajar:
Eu viajei com uma amiga que estava comigo em Erasmus e tínhamos curiosidade em conhecer mais ou menos os mesmos Países. Também é giro viajar com um grupo maior, mas é sempre difícil reunir um grupo que tenha possibilidades de ir na mesma altura e que queiram visitar os mesmos países. Por isso se tiverem alguém que tenha os mesmos gostos que vocês e esteja disposto a ir o melhor é partir logo para a aventura e não ficar à espera que mais se juntem. Depois claro que também há a possibilidade de viajarem sozinhos, mas isso depende muito de vocês e também dos destinos que querem visitar.

  • Como fazer a mala:
Não aconselho levarem trolley's nem malas muito grandes para um Interrail. Provavelmente irá acontecer terem de visitar algumas cidades com a mala às costas portanto o que resulta melhor acho que é uma mala de campismo não muito grande. E claro que depois têm de pensar bem no que vão lá meter. Roupas que dê para usar mais que umas vez, coisas básicas e os essenciais de higiene. Claro que se forem no Verão sempre poupam um pouco mais de espaço na vossa mala, eu fui no pico do Inverno e carregada com algumas camisolas de malha.

  • Onde dormir:
Hosteis é a melhor opção para quem quer ser económico. Fiquei quase sempre em dormitórios de 8/10 camas e paguei entre 5 a 10€ por noite. Nesse aspecto é bom ir no Inverno porque como é época baixa, para além dos Hosteis estarem um pouco mais baratos, estão quase vazios, por isso chegámos a dormir em dormitórios de 10 pessoas mas só para nós! 

  • Quanto dinheiro é preciso:
Eu gastei no meu Interrail perto de 500€, incluindo o passe, Hosteis e comida. O que penso ser bastante em conta visto que ainda visitei 6 países. Claro que isto depende muito de pessoa para pessoa, do quão poupados conseguem ser e claro dos destinos que escolhem, se planeiam visitar países como Finlândia, França e Holanda não vão conseguir ir muito longe só com 500€.


Espero ter ajudado e ter-vos deixado alguma motivação para irem realizar os vossos sonhos! :) Se tiverem mais algumas dúvidas podem perguntar nos comentários.

You Might Also Like

14 comentários

  1. Acho que não tinha pedalada para isso xD

    ReplyDelete
  2. Adorava ter feito um inter-rail
    http://asperolaspreciosas.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Os destinos que escolheste pareceram-me óptimos. Eu detesto viajar em grupo, mas gostaria de levar uma amiga - mas é como dizes, é complicado duas pessoas conseguirem conciliar tempo, dinheiro e coincidir tudo de forma a irem juntas nessa aventura.
    Confesso que sou esquisitinha com dormitórios, detesto partilhar quarto, o que não abona a favor da poupança, porque um quarto single é mais caro, mesmo que tenha wc partilhada bah.

    ReplyDelete
  4. para mim, que já fiz um interrail, este post não é 'novidade'.. mas acho super útil para quem tem interesse em fazer :) beijoca

    ReplyDelete
  5. Sempre tive curiosidade em fazer um interrail, por isso este post foi bastante interessante e elucidativo, Algo que espero vir a fazer um dia, sem dúvida! :)

    ReplyDelete
  6. that photo is super beautiful <3
    http://coeursdefoxes.blogspot.com/

    ReplyDelete
  7. Gosto de acreditar que vou fazer um interrail antes de completar os 26 anos. Já é uma coisa que desejo fazer há imenso tempo :)

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  8. Gosto de acreditar que vou fazer um interrail antes de completar os 26 anos. Já é uma coisa que desejo fazer há imenso tempo :)

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  9. Eu adorava fazer um interrail, algum dia. Pode ser que num futuro próximo tenha oportunidade de fazer algo parecido. Gostei bastante dos posts que foste publicando, dos países por onde passaste. E este post é bem útil :)

    ReplyDelete
  10. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ReplyDelete
  11. Eu acho a experiência fascinante e sem duvidas gostava de experimentar :)

    Beijinho
    Blog / Facebook

    ReplyDelete
  12. mas que espetáculo! adorava fazer uma coisa assim. o difícil mesmo é arranjar companhia, damn it

    ReplyDelete
  13. Quem me dera fazer um! deve ter sido muito bom.. e obrigada pelas dicas! :)

    ReplyDelete