Nemluvím česky. Můžete mi pomoci?

3:42 PM


Já estou a morar (wow! "morar" ainda soa estranho) na Republica Checa há 10 dias... O tempo passou bastante depressa, tenho tido tanta coisa em que pensar que ainda nem fui conhecer as atracções turísticas da minha nova cidade! Entre a adaptação ao País, a instalação no dormitório, as inscrições na faculdade, os eventos de Erasmus e o curso de "Survival Czech" não tem sobrado muito tempo!!
Já conheci algumas pessoas de culturas bastantes diferentes, já descobri alguns locais interessantes na cidade onde pretendo passar muito tempo e até já falo umas palavrinhas em Checo ...

Os primeiros dias foram um pouco difíceis devido ao choque cultural, ver-me sozinha numa cultura e pais diferentes não foi fácil ao início mas acho que me estou a habituar. Embora não pareça os Checos são bastante diferentes dos Portugueses... Ao inicio parece um povo bastante antipático e nada acolhedor, falam muito pouco e mal Inglês, nunca sorriem, não fazem um esforço para ajudar ou dar uma informação e o "Se faz favor", "Obrigado" e "Desculpa"!? Esqueçam lá isso!! No entanto com o tempo vou-me habituado e tentando perceber melhor esta nova cultura.
No próximo fim de semana talvez vá fazer uns passeios turísticos pela cidade, por isso esperem por mais fotos :) 

Ahh e já chove e faz frio por aqui... por isso para mim o Verão já acabou 

You Might Also Like

16 comentários

  1. Nos primeiros dias há sempre aquele choque cultural, mas depois uma pessoa acaba por perceber certos aspectos da cultura e habituar-se. Além disso, tudo isso te torna um indivíduo muito mais culto e aceitador.
    Gostei das fotos (já tinha visto algumas no teu facebook) e espero ver muitas mais por aqui!
    Btw, se arranjares um moço jeitoso com amigos, faz sharing hahaha

    ReplyDelete
  2. Ainda bem que estás a gostar, tenho gostado das fotos que vão aparecendo no facebook :)
    E concordo com a ultima parte do comentário da Ana :b

    ReplyDelete
  3. Que invejaaa! A sério, deve ser uma experiência enriquecedora, to say the least.

    ReplyDelete
  4. A cidade parece fantástica :)
    A linguagem acaba por ser realmente uma dificuldade, mas vais ver que se supera facilmente

    beijinho

    ReplyDelete
  5. adorei as casas, bem giras
    espero que te adaptes bem querida

    beijinhoo

    ReplyDelete
  6. espero que estejas a adorar a República Checa! :)
    eu tenho uns quantos de amigos checos, logo sou suspeita, mas acho o povo checo super simpático! é certo que os mais velhos não falam Inglês (só mais Alemão e Russo, que eram as antigas línguas estrangeiras), mas as pessoas da nossa idade já não têm tantas dificuldades! :) à primeira vista podem parecer um pouco distantes por diferenças culturais (por exemplo, os meus amigos inicialmente achavam estranho nós darmos dois beijinhos, eles é tudo aperto de mão haha), mas acho que vais acabar por confraternizar bem com eles!
    quanto ao checo, é difícil! eu tneho um livro para aprender checo e confesso que me fico por meia dúzia de frases mais básicas e com um péssimo sotaque haha
    diverte-te, fico à espera de ver mais fotos!
    -
    Ester @ Drawing Dreaming

    ReplyDelete
  7. omg adorei as fotografias, que experiência! :)

    http://catsandties.blogspot.com/

    ReplyDelete
  8. Apesar do choque cultural, deve ser uma experiência única! Espero que corra tudo bem :-)

    ReplyDelete
  9. És muito corajosa e acredito que te vás divertir imenso, quem me dera! Espero essas fotos (que aposto que vão ficar lindas e que com certeza aumentarão o meu grau de inveja) e estás super querida como sempre ^^

    ReplyDelete
  10. Espero que corra tudo muito muito bem *-*
    E já estou a ver que fizeste amigos :p <3
    www.lovable-maria.com

    ReplyDelete
  11. Boa sorte! Espero que gostes bastante! :)

    ReplyDelete
  12. Os primeiros dias são sempre os mais complicados, mas eventualmente acabamos sempre por nos adaptar bem às novas realidades. Espero que corra tudo bem e que estejas a gostar desta experiência? Estás mesmo em que cidade? As fotografias estão absolutamente espectaculares e a cidade parece ser tão bonita, que até me está a dar vontade de ir aí agora ;)

    ReplyDelete
  13. ainda bem que as coisas estão a melhorar*
    fotografias muito bonitas :)

    ReplyDelete
  14. Imagino que os primeiros dias devam ter sido mesmo complicados mas a experiência deve ser única e inesquecível :)

    ReplyDelete
  15. Os primeiros dias custam sempre mais, mas depois as rotinas comecam a surgir, vais conhecendo um ou outro colega, das passeios, comecas a reconhecer certas palavras e ate o (mau) tempo deixa de ser estranho.

    Aproveita cada instante, vai ser um periodo que te ira marcar muito, procura vive-lo com o maior dos sorrisos.

    E que corra tudo sempre muitissimo bem!

    ReplyDelete