DIY camera

4:39 AM

Há muito muito tempo já vos tinha falado aqui no blog da minha primeira experiência com Pin-Hole. Muita gente provavelmente nunca ouviu falar desta técnica, é uma técnica económica de tirar fotos e baseia-se nos princípios da fotografia, tudo o que precisam é de uma caixa (de papel ou de metal) tinta preta e papel fotográfico. Esqueçam as objectivas e as 5D Mark III, nem sequer precisam de uma câmara para tirar fotografias!

Estas fotos foram tiradas pela minha amiga Catarina, que fez um trabalho para a Faculdade baseado nesta técnica fotográfica e propôs-me fazer uma câmera fotográfica de cartão personalizada conforme o meu gosto pessoal e tirar umas fotos com ela... enquanto ela fotografava todo o processo!

O resultado é o das fotos abaixo, a minha paixão por câmeras vintage falou mais alto e inspirei-me numa Rolleiflex... com polka dots :)


Dei-me ao trabalho de forrar a caixa, fazer objectivas e Flash só porque tinha de personalizar a minha câmera, porque na verdade para que funcione não precisam de ter tanto trabalho! Basta pegarem numa caixa e pintarem o interior de preto para isolar da luz, depois fazem um pequenino furo com uma agulha à frente e taparem com um quadradinho de fita cola isoladora (como podem ver na foto acima entre as duas objectivas). E está pronta para fotografar!!


O processo de fotografar é muito simples para quem está familiarizado com fotografia. Colocam uma folha de papel fotográfico (fotossenssível) dentro da caixa, do lado que não tem o furo (têm  de fazer isto às escuras claro). Certifiquem-se que o furo está bem tapado com a fita-cola até começarem a fotografar, este furo vai funcionar como obturador, colocam a câmara apoiada em cima de algo e retiram a fita cola, enquanto o furo está destapado o obturador está aberto, têm de controlar o tempo que querem o obturador aberto conforme a luz ambiente. Depois voltam a tapar e é só fazer a revelação.
A primeira experiência normalmente não corre muito bem mas depois vão aperfeiçoando!


O resultado são negativos como os da foto em cima (que depois podem passar a positivos).
É uma técnica antiga e fora de moda mas acho bastante interessante o facto de conseguir-mos fotografar apenas com uma caixa, é como se fosse magia! :)
Espero que tenham gostado do post e de conhecer melhor esta técnica ♥

You Might Also Like

15 comentários

  1. Ficou uma graça, adorei a ideia.
    beijinhos

    ReplyDelete
  2. Sempre quis fazer uma máquina assim mas nunca perdi muito tempo nisso. Certamente o farei o mais cedo possível, quero mesmo experimentar esse processo! :D

    As fotos ficaram lindas, e a tua máquina com polka dots não poderia ser mais perfeita ^^

    ReplyDelete
  3. Omg quero tanto mas tano experimentar isto! Adorei a ideia. E a tua máquina ficou super gira com o tecido às bolinhas, mais tu não podia ser Rita ^^

    ReplyDelete
  4. o resultado não podia ser mais amoroso! vou experimentar! :))

    ReplyDelete
  5. já tinha ouvido falar!
    aiii adoro, é uma técnica fantástica e maravilhosa!! :D

    ReplyDelete
  6. Que gira que ficou a tua câmara! Estive para fazer um workshop de Pin-Hole, mas não calhou. O próximo vai ser de lomo. :)
    Beijinho*

    ReplyDelete
  7. já conhecia a técnica mas nunca experimentei, a preguiça fala mais alto. a tua está tão querida, aos pontinhos.

    ReplyDelete
  8. Bem, tenho que dizer desde já que adorei este post. Nunca tinha percebido bem o processo e tu explicaste tudinho. Já para não falar que a tua câmera ficou um amor :D

    ReplyDelete
  9. Adoro fazer isto tudo.
    Passar o papel pelo revelador é que é magnífico *-*
    As máquinas pin hole são as melhores <3
    Adorei a tua máquina e obrigada pelo comentário fofo *-* <3

    ReplyDelete
  10. Gostei imenso :'DD Vou experimentar !

    ReplyDelete
  11. Adorei este post e quero mesmo fazer isto, acho incrível.
    Obrigada por mais um post maravilhoso Rita <3

    ReplyDelete
  12. Deixou-me bastante curiosa, não sabia como funcionava o processo rudimentar de fotografar. Muito interessante :)

    ReplyDelete
  13. Sim, basta isso (: E depois juntas decidimos a melhor forma de agir a partir dai!

    ReplyDelete